segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CLONAGEM x RELIGIÃO

Como já sabemos hoje em dia um dos assuntos que está em alta é o avanço da ciência em confronto com diferentes religiões e as suas respectivas opiniões em todo o mundo. Então falaremos neste post um pouco sobre essa discussão, que parece não ter fim.



Clonagem e catolicismo:


Igreja católica defende a existência de vida humana, desde a fecundação, como algo divino. "A vida humana é um dom de Deus, só Ele é senhor da vida,” eles afirmam que não é permitido, destruir um embrião para obter células tronco, nem abreviar a vida de um ser humano para extrair órgãos para um transplante, a fim de salvar outra vida. Assim, a clonagem com finalidade terapêutica é rejeitada pelo catolicismo, pois quando se trata de extrair células tronco de um embrião acaba-se infringindo o mandamento "Não matarás". "O embrião já é uma vida, que deve ser respeitada por inteiro", afirma padre Monari.


Clonagem e islamismo:

O islamismo incentiva todo e qualquer avanço científico que venha a beneficiar o homem, mas que a clonagem é totalmente contrária aos princípios islâmicos e à dignidade do indivíduo. Afirmam que a hereditariedade não é respeitada, pois o indivíduo clonado é desprovido de pai e mãe. E Não se leva em conta as dificuldades que esta criatura terá no futuro, pois ela pode questionada pelos seus pares sobre a forma excêntrica pela qual veio ao mundo. Isto com certeza trará problemas psicológicos e poderá inserir na sociedade pessoas sem o menor senso de família

Clonagem e judaísmo:


Eles afirmam que são plenamente a favor da pesquisa científica, mas categoricamente contra a clonagem de seres humanos. A posição dos judeus muda quando se fala em clonagem animal, dizendo que apesar de também conter problemas éticos, ela pode ser justificada com base nos benefícios potenciais para a vida humana. Uma outra idéia apresentada por eles e idéia da presunção do homem em tentar se comparar a Deus, também está presente nas críticas e questionamentos feitos pelo rabino. "Sinto enorme apreensão diante desse fenômeno. Quantos embriões e quantos bebês mal formados serão destruídos nesses procedimentos? E para quê? Para satisfazer o ego de algum cientista?

Clonagem e espiritismo:


Já os espíritas (kardecistas) posicionam-se de uma forma mais cautelosa, apesar de criticarem algumas possibilidades trazidas pela técnica da clonagem. Para eles, não há dúvidas de que a ovelha Dolly tem alma ou princípio inteligente, do contrário não seria um ser vivo. "Só o Espírito tem o poder de agregar matéria e, consequentemente, de formar o corpo físico, segundo o molde contido em seu envoltório, o perispírito. Assim, se a clonagem humana for sucesso, certamente, não produzirá robôs, mas seres autênticos e distintos uns dos outros, porque cada Espírito carrega em si uma experiência única, de bilhões de anos de evolução", afirma a doutora Marlene Rossi, que ressaltou também a ineficiência atual da técnica de clonagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário