domingo, 29 de agosto de 2010

Afinal, o que é Clonagem?



Acreditamos que todos já ouviram falar sobre Clonagem. É um tema bastante discutido atualmente e já foi inclusive, tema de novelas e filmes. A definição mais usual é: "É uma cópia de um ser, na qual o ser gerado é idêntico ao original.". Mas será que este processo tão pesquisado nos dias de hoje, se resume apenas a isto? E o que traria de bom existirem dois seres idênticos? Vamos tentar esclarescer essas idéias.

Biologicamente falando, a clonagem é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Na biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem celular), ou organismos. Fazendo uma simples analogia, é como os meios digitais ou de software, onde produz-se várias cópias de um mesmo produto.

São vários os benefícios discutidos e apresentados por cientistas do ramo, tais como: rejuvenescimento; inversão de ataques cardíacos; resolução de casos de infertilidade; utilização em cirurgia plásctica, reconstrutiva e estética; utilização em implantes mamários; correção de genes defeituosos; prevenção de casos de Síndrome de Down; utilização no tratamento de doenças como leucemia, cancro, fibrose cística; utilização no tratamento de ferimentos da coluna vertebral. A clonagem pode ainda ser utilizada para clonar órgãos como o fígado em casos de doenças hepáticas, e ainda pode ser utilizada para testar algumas doenças genéticas ou salvar espécies que estão em extinção.

Bom, vocês devem estar pensando, com tantos benefícios assim, porque a clonagem ainda não é um processo muito utilizado? A explicação é simples: existem além dos riscos referentes ao processo, algumas barreiras tecnológicas, e uma grande, enorme polêmica em torno do assunto, principalmente no que diz respeito à religião. Sobre isso, trataremos mais pra frente.

Vamos agora falar sobre o 'outro lado da moeda'. Quais seriam os riscos ou malefícios que este processo pode trazer? Alguns estudos apresentam como riscos naturais ou biológicos: perda da variabilidade genética; envelhecimento precoce;  grande número de anomalias; lesões hepáticas, tomores, baixa imunidade; e um aumento da população mundial, o que poderá levar a um esgotamento mais rápido dos recursos naturais. Além disso, existem os problemas sociais que poderiam ser causados, tais como: o clone poderia ser alvo de discriminação por parte da sociedade; os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade. Há ainda a possibilidade do surgimento de um mercado negro de fetos de doadores "desejáveis" que queiram clonar-se a eles próprios, como estrelas de cinema, atletas, entre outros.

Estão apresentados os dois lados, benefícios e malefícios que referem-se ao assunto. Cabe a cada um julgar e posicionar-se frente à ele. Mas a verdade é: a ciência está avançando cada dia mais e com isto, a clonagem está se tornando uma realidade.

Será isto uma coisa boa ou ruim para nós?


Nenhum comentário:

Postar um comentário